facebook

Nota à imprensa Piedra fundamental

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Nota nº 420
Lançamento do Livro Piedra Fundamental (Poesia y Prosa), de João Cabral de Melo Neto
30/10/2002

O Departamento Cultural e de Divulgação do Ministério das Relações Exteriores está apoiando o lançamento do livro Piedra Fundamental” (Poesia y Prosa), do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto em vários países de língua espanhola. O Professor Antonio Carlos Secchin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela seleção dos poemas e pelo epílogo de Piedra Fundamental, bem como Felipe Fortuna, poeta e diplomata, coordenador da edição e prefaciador, assinam textos de apresentação no livro e acompanharam o lançamento em Barcelona, Madri e Cidade do México nestes últimos dias de outubro. A obra foi editada na Venezuela, pela prestigiosa Biblioteca Ayacucho, com o apoio da Embaixada do Brasil em Caracas. Trata-se da maior compilação do poeta já realizada em língua estrangeira, reunindo versões de seus mais importantes tradutores: Ángel Crespo, Yhana Riobueno, Santiago Kovadloff e Márgara Russotto. A Biblioteca Ayacucho da Venezuela já publicou vários volumes de autores brasileiros, tais como Machado de Assis e Mário de Andrade, em projeto que há muitos anos vem difundindo a literatura e as artes da América Latina.

Em Barcelona o lançamento do livro de João Cabral teve lugar no dia 21 de outubro na Sala de Graus da Universidade de Barcelona, em cerimônia coordenada pelo Consulado-Geral do Brasil, onde o autor foi Cônsul-Geral. A palestra de abertura do evento foi proferida pelo professor Basilio Losada, catedrático de literatura da Universidade de Barcelona e responsável pela tradução para o espanhol de grande parte da literatura brasileira contemporânea. O diplomata Felipe Fortuna discorreu sobre o processo criativo da obra de João Cabral, enquanto o professor Antonio Carlos Secchin fez vários exercícios de leitura do poema “Tecendo a Manhã”. As palestras obtiveram grande repercussão entre o público que lotou a Sala de Graus e contou com a presença de vários conhecidos de João Cabral de Melo Neto, como a companheira de Joan Brossa, emblemático integrante daquela geração literária e famoso artista catalão. O Professor Luís Gonzaga Mota, da Universidade de Brasília, também esteve presente na ocasião.

Em Madri, o lançamento do livro, no dia 22 de outubro, teve lugar na Casa do Brasil, com apresentações que enfocaram diversos aspectos da poesia cabralina e dirigiram-se a um público dos mais seletos, em que não faltaram amigos pessoais de João Cabral, como o pintor Manuel Calvo, que realizou um dos melhores retratos do poeta. O evento foi aberto com alocução de Felipe Fortuna, que analisou detidamente o poema “Los Nombres”, do poeta espanhol Jorge Guillén, e traçou interessante paralelo desta obra com o poema “Psicologia da Composição”, de João Cabral, ressaltando a simbologia da pedra como existência e permanência. O escritor, catedrático e brasilianista espanhol Antonio Maura recordou, em cativante palestra, a capacidade de comunicação do autor, qualificando-a de “quase epidérmica”, por ser capaz de transcender a palavra. Referiu-se a diferentes momentos da vida de João Cabral na Espanha e sublinhou a influência da vida e literatura espanholas na obra do poeta brasileiro.

Piedra Fundamental foi lançado na Cidade do México no dia 25 de outubro, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Autônoma do México (UNAM) , no âmbito do programa de trabalho da Cátedra Guimarães Rosa, daquela Universidade. Da cerimônia de lançamento, participaram a Dra. Walquiria Wey, diretora do Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil (CEB), e o Dr. Ignacio Diaz Ruiz, crítico de literatura latino-americana da UNAM, além de Antonio Carlos Secchin e Felipe Fortuna, que interagiram com o numeroso público estudantil ali presente. 

Piedra Fundamental já havia sido lançado igualmente durante a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, em maio último, no estande do Brasil.

Link

Print Friendly