facebook
João Cabral de Melo Neto
Piedra fundamental
Coordenador da edição, prólogo, cronologia
e bibliografia: Felipe Fortuna
Seleção e posfácio: Antonio Carlos Secchin
Tradutores: Carlos Germán Belli, Ángel Crespo,
Santiago Kovadloff, Yhana Riobueno e Márgara Russotto
Caracas: Biblioteca Ayacucho, 2002.
445p.
Capa: desenho de Lygia Pape, 1960

Piedra fundamental é a mais ampla reunião da poesia e da prosa de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) em língua espanhola. Editado pela prestigiosa Biblioteca Ayacucho, que reúne os livros mais significativos do continente latino-americano, a antologia também representa uma homenagem aos tradutores do poeta, do célebre Ángel Crespo aos mais modernos. A seleção de poemas abrange desde o primeiro livro do poeta, Pedra do sono (1942), até Sevilha andando (1990), sem omitir a escassa mas significativa prosa do escritor pernambucano.
Antonio Carlos Secchin, o maior especialista da obra cabralina, selecionou os poemas e a prosa, e escreveu o posfácio à edição em espanhol. No prefácio à antologia, Felipe Fortuna explorou a ideia de “sonho dirigido” que marcou parte substancial do autor de “Psicologia da Composição” e “O Ovo de Galinha”, entre tantos outros poemas de um lirismo surpreendente pela precisão e pelo rigor, se não pelo cálculo.
Piedra fundamental foi lançado, em 2002, em Buenos Aires, Barcelona, Madri e Cidade do México. O Itamaraty divulgou nota à imprensa sobre a edição, salientando os aspectos de diplomacia cultural envolvidos na divulgação de um escritor brasileiro em língua estrangeira – especialmente significativos para um autor que também foi diplomata do seu país.
Além da repercussão naquelas cidades, o lançamento de Piedra fundamental foi saudado também no Brasil, a exemplo de artigo do crítico André Seffrin, publicado em O Globo.
Reproduz-se aqui o poema “Díptico”, na tradução de Ángel Crespo, no qual João Cabral de Melo Neto menciona a “poesia com coisas” que praticou com vezo a um só tempo primoroso e obcecado.

Piedra fundamental pode ser adquirido junto à Biblioteca Ayacucho ou em livrarias internacionais, como a AbeBooks.

Print Friendly